Mesas de cozinha

Mesa de cozinha retangular

As mesas de cozinha são um bom complemento para qualquer cozinha, seja esta de que estilo for. Normalmente a sua utilização apenas inclui tomarmos a nossa refeição, mas tem outras utilidades que a tornam belos complementos de cozinha.

Neste artigo vamos falar das vantagens de dispormos de uma mesa na cozinha, os diferentes tipos e utilidade delas na nossa cozinha. Depois deste artigo se ainda não tens, vais querer ter uma mesa de cozinha certamente.

Independentemente de teres uma boa sala de jantar ou não, as mesas de cozinha são o sítio ideal para se tomar a refeição, independentemente que seja sozinho ou acompanhado. A comida sai diretamente do fogão para a mesa, além disso é possível conversar-se enquanto se está a cozinhar ao mesmo tempo enquanto o resto dos membros da família esperam pela sua refeição.

Mesmo no caso de teres uma boa sala de jantar, o que normalmente se faz é quando são apenas uma ou duas pessoas, ou mesmo apenas todos o que vivem lá em casa come-se na cozinha, e só no caso de precisar-se de mais espaço é que se utiliza a sala de jantar.

Apesar de todas as cozinhas terem bancada, as mesas também ajudam a complementá-la. Imaginando que por algum motivo a bancada está preenchida e precisas de espaço para confecionar algo, podes sempre utilizar a mesa de cozinha para isso.

Ou até mesmo quando estás a cozinhar algo e é necessário que estejas por perto, podes sempre sentar-se à mesa da cozinha e ler um livro, jornal ou revista e assim não te vais descuidar enquanto cozinhas, nem te sentes obrigado a lá ficar já que te podes entreter um pouco.

E como última vantagem, o seu lado mais estético. Uma boa mesa de cozinha se fundirá na perfeição com os móveis e eletrodomésticos, tornando-se assim mais um complemento da tua cozinha. E se não estiveres satisfeito com o aspeto dela, se a tua decoração assim o permitir podes sempre utilizar uma toalha de mesa que te permita fundi-la com o ambiente.

Em relação às mesas propriamente ditas, podemos dividir as mesas de cozinhas em dois tipos distintos, sendo uma delas as mesas de canto, e as outras as mesas simples.

As mesas de canto são um dos tipos de mesa perfeitos para cozinhas em que sobra algum espaço ou mesmo para cozinhar pequenos, pois estas para além de fornecerem uma superfície plana num espaço anteriormente vazio, permitem completar uma decoração que inicialmente parecia incompleta por esse espaço a mais.

Além disso, para quem tem uma cozinha pequena e simplesmente não lhe é possível meter uma mesa no centro pois só iria obstruir a passagem, as mesas de canto fornecem a solução perfeita para se ter uma mesa na cozinha por mais curto que seja o espaço.

Pegando agora nas mesas simples, apesar de lhe darmos esta denominação não são assim tão simples. Tens mesas de várias formas, desde redondas a quadradas e até mesmo retangulares. Vamos falar muito brevemente sobre cada uma delas.

Começamos pelas mesas redondas e quadradas. Entre estes dois formatos, as redondas são as mais populares. O problema das mesas de linhas retas é que há sempre partes das mesas (normalmente os cantos) que não são utilizados, e isso é espaço que não é aproveitado.

As mesas circulares enquanto fornecem uma solução mais prática, as quadradas fornecem uma solução mais decorativa.

E por último temos as mesas ovais e retangulares. A comparação entre as mesas ovais e as retangulares é exatamente igual entre as redondas e as quadradas, mas não ficam por aqui. Estas mesas permitem suportar mais lugares que as anteriores, mas por outro lado também necessitam de uma cozinha maior.

Estas estruturas como mesas são mais utilizadas em salas de jantar do que em cozinhas, mas são igualmente populares em cozinhas com espaço suficiente para se colocar uma grande mesa no centro. Desta forma a cozinha substitui por completo a sala de jantar.

Visita o Decoracao-cozinhas.com para encontrares mais dicas para a mesa de cozinha perfeita.

Artigos relacionados
Portal especializa em cozinhas. Dicas práticas sobre cozinhas, desde decoração a eletrodomésticos.