Numa cozinha a escolha dos armários é de extrema importância e não deve ser algo escolhido em ânimo leve. Em parte porque é necessário que eles cumpram na perfeição as suas funções de armazenamento, por outro porque devem servir como uma das bases da decoração da tua cozinha.
Na continuação vamos falar um pouco sobre os armários de cozinha e dar algumas dicas que te permitam escolher um armário com maior facilidade. O objetivo será que consigas escolher o armário perfeito sem grandes rodeios.
O tamanho da cozinha também deve ser tomado em conta na altura de se remodelar uma coisa. Devemos por optar por armários que fiquem à medida da cozinha, pois de outra forma em termos visuais vai parecer algo desproporcional e isso só traz sensações negativas.
O próprio armário deve permitir que trabalhes na cozinha com facilidade, não deve complicar de maneira nenhuma. Além disso é também importante que a sua imagem ou seja discreta ou se funda muito bem com o tema geral da cozinha.
A maior dificuldade na altura de escolher os armários de cozinha é quando nos deparamos com uma cozinha pequena. Normalmente os conjuntos disponíveis no mercado são para cozinhas de um tamanho razoável e por vezes quando nos deparamos com este tipo de cozinhas a nossa opção passa apenas por mandar fazê-los à medida. Mas se essa opção é demasiado dispendiosa para ti, o ideal será procurares muito bem antes de mandares fazê-los.
Uma boa forma de economizar espaço numa cozinha ou aproveitá-lo ao máximo é adquirir armários que fiquem ao nível do frigorífico. Ou seja, quando o frigorífico acaba olhando de baixo para cima, começa então os armários. Isto fará com que aproveites ao máximo aquele espaço que normalmente é deixado pelos frigoríficos e dá um toque compacto a todo o conjunto.
Em relação aos armários propriamente ditos, para além de seres úteis devem também ser práticos no que toca à utilização. Podes usar armários com os tradicionais puxados, ou optar por algo mais moderno e usar armários com abertura inteligente. Para além do toque moderno, se houverem crianças e / ou pessoas com alguma deficiência este tipo de abertura dificultará / ajudará na sua utilização.
Mas se quiseres manter os armários que já dispões na cozinha e não queres comprar nem uma peça, isso também é completamente aceitável. Podes sempre pintá-los e mudar certas partes, como os puxadores ou as dobradiças. Desta forma darás uma nova imagem aos armários como se fossem novos.
A madeira é o material mais comum no que toca a armários mas apesar de ganhares em estética com ela, a sua manutenção é algo mais complicada pelo material que é. A humidade é um problema comum, além disso é mais difícil de mantê-lo limpo.