O lado prático das cozinhas office e a estética moderna que estas nos dão fizeram com que este tipo de cozinhas sejam as novas estrelas nas casas actuais. Cada vez são mais os utilizadores que se atrevem com este tipo de soluções que abre os espaços, melhora a convivência e que ajuda a ganhar amplitude nas casas.
A ausência total de paredes dá um sentido novo ao espaço que se cria entre a sala de jantar e a cozinha. Essa nova dimensão é uma das suas principais virtudes, já que nos oferece um look totalmente revolucionário para os nossos interiores. Pelo contrário há que prestar maior atenção aos odores da cozinha e aos seus ruídos, mas se adaptarmos bem os electrodomésticos estes problemas se minimizam sem problemas.
Ainda que mais além do odor e do ruído, um dos problemas mais incómodos e que as pessoas não assumem é a desordem própria da cozinha que pode afectar o ambiente geral da mesa de refeições. Agora a cozinha faz parte da sala, e por isso a sua estética afecta o conjunto. Por isso há que cuidar muito bem da ordem da cozinha, retirar o quanto antes a desordem que se cria ao cozinha, utilizar com mimo gavetas e móveis da cozinha para ter tudo perfeitamente armazenado e arrumado, etc.
Antes dizíamos que o ruido e os odores eram um problema fácil de resolver, mas não de todo económico. Todos estes inconvenientes se poupam se investirmos em móveis silenciosos e efectivos. A funcionalidade do extractor deve ser perfeita para evitar que o fumo da cozinha crie o ambiente de Londres sempre que cozinhas. E o ruido do frigorifico não deve impedir-te de ouvir a tua serie preferida.
Não obstantes, adiantamos-te que investindo neste tipo de móveis eficientes estarás a poupar dinheiro a longo prazo, já que estes te ajudarão a poupar electricidade e ao preço que está isso se notará no final do mês.
E terminaremos com outro aspecto a ter em conta: que materiais são os ideais para uma cozinha office? Para a frente dos móveis a tendência é brilhante. Os placados e os de melamina fizeram enormes progressos e oferecer frentes com um acabamento de alto brilho a um preço irresistível.
Para os balcões o ideal são os materiais mistos: madeira laminada combinada com pedra natural (granito ou quartzo) é um bom exemplo disso. O aço inoxidável é um material excelente tanto para as superfícies de trabalho como para as frentes, e este material combina muito bem com a madeira.