Se procuras dar à tua cozinha um ar mais italiano porque simplesmente te fascina as suas refeições ou mesmo o estilo bastante prático e bonito das suas cozinhas, neste artigo vais poder encontrar algumas dicas que te levarão no sítio certo.
Nem sempre é fácil criar-se uma decoração italiana na tua cozinha. Mas felizmente este não é um daqueles casos em que precisamos de ser italianos para fazer a coisa à italiana, e com estas dicas esperamos que consigas criar a tua própria decoração italiana.
E antes de mais temos de resumir por poucas palavras o que distingue uma cozinha italiana das outras. E é que estas cozinhas são conhecidas por serem modernas, roçando mas não necessariamente o minimalista.
Vendo este resume, parece a coisa mais simples do mundo criar uma cozinha italiana, mas por algum motivo não se chama apenas “estilo moderno”, não crês? Vamos entrar pormenorizar um o estilo italiano.
As cozinhas italianas para além de terem este toque definitivamente moderno, todos os seus móveis devem ser uniformes. Mesmo que compres algumas peças em separado, tudo se deve fundir, como se uma só peça se tratasse.
Da mesma forma que os móveis devem ser semelhantes uns com os outros, as cores não são exceção. A cor principal deve ser apenas só uma. Pode haver uma segunda cor para complementar, mas não deve roubar a ribalta à cor principal incluída em todas as peças. Até as próprias paredes podem ser dessa cor principal, mas de um tom um pouco diferente para não ficar em demasia e não roubar destaque aos móveis.
Os móveis não devem ocupar demasiado espaço. Imaginando uma cozinha comum de quatro paredes, apenas podes utilizar no máximo até 2 paredes para instalar os móveis. Não te deves sentir envolto de móveis, mas sim que um dos lados da cozinha é só para eles. Visualmente torna-se muito agradável poder-mos olhar para uma parede da cozinha e não vermos móveis por todo o lado.
Quando à pouco falámos em moderno, é realmente moderno, mas nada futurista nem demasiado avançado no seu tempo, daí fazermos referência ao minimalismo. Não procures móveis exóticos ou extremamente originais, mas sim móveis mais simples mas de detalhes modernos.
Tudo isto serve para conseguir uma harmonia e uma arrumação perfeita na cozinha. O estilo italiano foca-se em estimular quem cozinha, que sinta prazer em preparar refeições, e tanto o lado estético como prático influencia o quanto gostamos de estar numa cozinha.
Deves poder andar pela cozinha com extrema facilidade, por isso não obstruas nenhuma das passagens. Deves poder movimentar-te sem grande esforço, sem qualquer tipo de obstáculo.
E para terminar, a iluminação das cozinhas italianas. Como o ambiente deve ser agradável e relaxante não só para quem cozinha como também para quem toma lá as suas refeições, a luz deve ser suave e igualmente relaxante. Se dispores de luz natural, melhor, mas se não for o caso o ideal será procurares conseguir uma iluminação harmoniosa que não crie sombras.
Se precisares de uma ideia mais visual do tipo de cozinha italiana que podes criar, observa a galeria de imagens no final deste artigo.