Escolha dos eletrodomésticos

Eletrodomésticos

Todos nós sabemos distinguir um fogão de uma máquina de lavar, ou em tom menos humorístico, sabemos distinguir uma boa marca de eletrodomésticos de uma marca “branca”, e na maioria das vezes é assim que fazemos a nossa seleção, sempre tendo em conta o preço destes claro.

Mas há outros fatores que devemos tomar em conta na escolha de um eletrodoméstico quando comparado com outros do mesmo tipo. Não vamos falar sobre o fogão ou o micro-ondas certo, mas sim sobre as diferenças que podem haver entre um ou outro micro-ondas.

Antes de se comprar um eletrodoméstico, devemos ver sempre as suas especificações. Dando um exemplo muito prático, um micro-ondas de 100 euros comparado com um de 200 euros terá as suas diferenças. E não falamos apenas de tamanho e número de botões.

Estes podem ser revestidos a plástico ou menos, ter mais ou menos capacidade em litros, maior ou menor velocidade a aquecer e depois também as suas funções. Capacidade de programação, temporizador, alarme, disposição de visor, etc… São algumas das especificações a ter em conta.

E depois o que todos nós fazemos, que é comparar marcas. A marca X pode oferecer maior confiança que a marca Y, no entanto a marca Y é mais barata do que a X. Se tivermos dúvidas em relação ao que escolher, podemos sempre fazer uma pesquisa na internet e ver as opiniões de vários internautas em relação a certo eletrodoméstico. Com sorte encontrarás comparativos entre os 2 que estás em dúvida.

Com tudo isto em mão, e partindo do princípio que tens capacidades económicas para comprar um deles, deves ponderar qual te faz realmente falta. É muito bom ter uma máquina de secar que se inicia sozinha, mas é mesmo necessário? A não ser que assim se justifique, há certas comodidades que se pagam, e se não vamos dar uso a elas, não devemos nunca pagar por elas.

Outro fator a considerar é o seu lado estético. Escusado será dizer que se dispomos de um certo estilo decorativo, devemos adquirir eletrodomésticos que se encaixem na perfeição nele, e mais ainda que combinem bem uns com os outros.

Se dispormos daqueles móveis em que podemos integrar neles eletrodomésticos, esse lado estético perde alguma importância mas aí devemos ter especial atenção ao seu tamanho, para que se insira na perfeição.

E algo que poucos fazem mas que a cada dia que passa cada vez mais pessoas estão consciencializadas é no fator da poupança energética. Este detalhe é muito importante por dois motivos: poupar-se dinheiro a longo prazo e poupar-se o meio ambiente.

Devemos ter em conta a eficiência destes na altura de se comprar um eletrodoméstico. Estes são divididos por vários escalões de cores e letras, desde da letra A até ao G, sendo o A o mais eficiente.

O meio ambiente agradece se adquirirmos um eletrodoméstico de tipo A, já que a poupança será ao máximo. Além disso visto que consome menos energia, isso vai-se refletir na fatura no final do mês.

Mas infelizmente estes eletrodomésticos quanto mais poupados são, maior o seu preço, mas não é isso que nos deve fazer fugir, já que no final a poupança é maior.

Artigos relacionados
Portal especializa em cozinhas. Dicas práticas sobre cozinhas, desde decoração a eletrodomésticos.