Muitas vezes associa-se qualquer espaço em que reine a madeira a um espaço clássico ou mesmo tradicional, já que a madeira é um dos mais velhos materiais do mundo e utilizam-se desde sempre.
Associa-se também em especial as cozinhas de madeira às cozinhas dos nossos pais ou dos nossos avós lá na aldeia, mas essa é uma ideia um pouco errada. É verdade que a madeira é o material de eleição numa decoração de estilo rústico, mas não se limita a isso.
É possível dispor de uma cozinha de estilo moderno e ter apenas móveis de madeira. Mas da mesma forma que falamos em estilo moderno, podemos referir-nos a muitos outros estilos de cozinha em que a madeira se encaixa na perfeição sem ter uma gota de classicismo ou antigo.
Com isso em mente, vamos falar um pouco sobre as cozinhas de madeira e desmistificar toda esta ideia geral sobre as cozinhas de madeira.
Atualmente e devido ao tipo de cozinhas que é comercializado, as cozinhas de madeira são de momento um dos tipos que mais valoriza as cozinhas. É uma material nobre, muito bonito e que bem cuidado oferece uma beleza natural que nenhum outro material permite.
E não se baseia apenas em “madeira”. Há vários tipos de madeira, desde madeira de nogueira, faia, cedro, etc., e dentro dos tipos de madeira há vários tipos de aplicações, como por exemplo madeira maciça ou em aglomerado. Como podes ver, há muita variedade de tipos e estilos no que toca a madeira.
Juntamente com essa variedade de madeiras, cada uma dela dispõe das suas caraterísticas específicas. Cor, resistência, facilidade (ou não) de tratamento, tudo isto são fatores a ter em conta na altura de se optar por uma cozinha do género.
Na grande maioria dos casos devemos manter a cor original da madeira. Em último caso, se os móveis já estiverem demasiado gastos é que devemos restaurá-los e / ou pintá-los, mas sempre com uma cor natural para não destoar do tema. Cobri-los com papel decorativo é também uma opção que cada vez ganha mais adeptos, mas no que toca a cozinhas não é a melhor escolha.
Os eletrodomésticos não têm necessariamente de combinar com os móveis de madeira, no então eles devem combinar entre si para continuar a haver harmonia.
Provavelmente o maior problema neste tipo de cozinhas é que a madeira é dos materiais mais difíceis de manter, mas também dos mais belos se tivermos especial atenção a eles. Com os produtos certos, conseguirás manter os móveis como novos durante muito tempo.
Ao optares por uma decoração em madeira vais conseguir um espaço naturalista, onde a natureza será a rainha da tua cozinha. E contabilizando todo o bolo, uma cozinha de madeira pode ficar mais barato do que qualquer outra cozinha, por não haver tanta necessidade em adquirir detalhes decorativos e / ou complementos muito específicos para manter a harmonia perfeita. É possivelmente dos tipos de cozinha mais fáceis de criar.