Um dos revestimentos mais utilizados para as paredes das cozinhas são os azulejos. A razão é o prático que estes resultam, já que o seu cuidado é simples, resistem muito bem ao passar do tempo e às duras condições próprias da cozinhas, limpam-se muito facilmente, etc.
Se procuras informações sobre azulejos para cozinhas ou queres truques para mudar o aspecto destes ou lutar contra o toque clássico que estes dão, o seguinte artigo e os seus conselhos sobre azulejos de cozinha são perfeitos para ti.
E é que como dissemos o azulejo é o revestimento por excelência para a cozinha e fica em uso durante muitos anos. E isto faz, claro, que o seu aspecto pareça muitas vezes clássico. Mas o mercado introduziu alternativas para mudar o aspecto dos azulejos ou para que estes transmitam actualidade e modernidade. Vejamos na continuação algumas dessas alternativas.
Um dos aspectos mais limitados dos azulejos do passado era o seu tamanho, que sempre era o mesmo, o standard. Felizmente isso mudou muito, podendo optar por colocar azulejos de tamanhos grandes que dão um toque muito moderno, ou inclusive pequenos azulejos com que poderás criar mosaicos inovadores.
Os materiais também mudaram muito. Claro que o grés e a porcelana são os reis em relação às escolhas clássicas, mas para os que procuram acabamentos mais actuais chegaram ao mercado materiais inovadores como o vidro, o granito e a ardósia.
Se vives numa casa que tem muitos anos, certamente que terás na cozinha azulejos antigos. Para os que não podem mudar as paredes inteiras, dizemos que também têm alternativas para “actualizá-las”.
A mais económica delas é pintar os azulejos da cozinha. Para fazê-lo apenas necessitarás de tinta de esmalte mate (a de cetim também valeria, mas os resultados são piores). Utiliza a tua manha com o pincel e terás uma cozinha nova em poucas mãos. Se te atreveres com a pintura de ardósia, o resultado será bastante inovador.
Por último, queremos dizer que também podem instalar soluções em cima dos azulejos. Existem cristais no mercado especiais para o conseguir apenas colando-os em cima dos azulejos clássicos.