A escolha das cortinas da cozinha é mais essencial do que a priori possa parecer. E é que o estilo destas não só marcará a decoração da tua cozinha, como também marcará o êxito global do interior da tua cozinha.
Queres saber a razão desta importância? No seguinte artigo falamos-te sobre isso, ao mesmo tempo que te mostramos as dicas para a escolha das cortinas da cozinha. Com elas, encontrar a cortina perfeita para a tua cozinha será muito mais simples.
Mas começaremos falando da razão porque é que as cortinas da cozinha são importantes para o resultado final de uma cozinha. Na página já tínhamos falado um pouco disso, mas na continuação voltaremos ao tema.
A iluminação natural numa cozinha é a chave para que tudo brilhem melhor. E a chave para que esta penetre na totalidade através da janela é função da cortina. Por isso devemos escolher sempre um tecido o mais suave possível. O algodão, a seda e o linho são os três materiais que te recomendamos. As razões destas recomendações mostraremos na continuação.
As cortinas de algodão gostamos pela versatilidade do material. Ainda que podemos encontrar as cortinas em diferentes grossuras de algodão, nós recorremos claro às mais leves. Para além disso é um material muito simples de limpar e aguenta muito bem o passar do tempo.
Outro material muito popular e que gostamos muito é o linho. Mas pelo estilo que desprendem as cortinas de linho, apenas são recomendáveis para os que querem ter uma cozinha de corte clássico.
Pela mesma linha segue a seda, ainda que as cortinas de seda são muito mais elegantes, pelo que são ideais para uma cozinha de toques clássicos e distintos.
Para os que procuram modernidade, dizemos que uma opção cada vez mais presente nas cozinhas são os estores para cozinhas. Claro que estes procuramos com materiais fáceis de limpar como o plástico e o alumínio. Assim como as cortinas podes ser desprendidas e limpas na máquina de lavar, com os estores é mais difícil. Mas esses materiais que comentámos, com um pano húmido limpam-se muito facilmente.
Por último encerramos o artigo com um pequeno truque decorativo. Combinar o tom e o estilo da cortina com outros elementos do espaço te dará resultados magníficos. Falamos por exemplo de combinar as cortinas com mantos ou panos. Subtilmente estaremos a dar um toque único.