Uma ideia errada que as pessoas têm ainda nos dias de hoje é que com uma cozinha pequena é impossível aplicar quase todo o tipo de decorações pela falta de espaço, e que se devem limitar a espaços sem qualquer tipo de tendência decorativa.
E esta, é sem sombra de dúvidas uma ideia errada que as pessoas têm sobre a decoração. A decoração não é apenas para quem tem muito espaço e também não é apenas para quem tem muito dinheiro.
Hoje em dia a tendência é em vivermos em espaços cada vez mais pequenos. Pequenos apartamentos, com tudo quase em ponto pequeno, e as cozinhas não são exceções. Algumas pessoas deparam-se com uma cozinha muito pequena durante uma parte da sua vida.
Mas não é por se ter uma cozinha pequena que não a possamos decorar. Não basta colocar uns móveis e uns eletrodomésticos quaisquer e já está, pois quase de certeza que o resultado será péssimo.
Nesse sentido, vamos falar um pouco sobre as cozinhas pequenas, para que conheças alguns conceitos e dicas que te ajudarão a não cometer erros na altura de redesenhar a tua pequena cozinha.
E o que predomina numa cozinha pequena é a falta de espaço. Mas há vários truques que podemos usar para ganhar o máximo de espaço possível, seja este real ou meramente visual.
As cores. Um dos fatores a ter em conta é as cores que optamos. Independentemente do estilo decorativo que queremos dar à cozinha, é muito importante que as cores sejas claras, para que não haja qualquer sensação de sufoco. As cores claras ajudam a tornar a cozinha mais visível.
A iluminação. É importante ter-se uma cozinha bem iluminada, mas não pode ser em excesso. Uma iluminação cuidada é importante, principalmente para o espaço visual. As cores claras dos móveis ajudarão a espalhar ainda mais a luz.
Outra coisa a ter em conta no que toca a iluminação é que não devem haver sombras, ou pelo menos não em demasia. As sombras são o pior inimigo de uma cozinha pequena, pois ao esconderem por completo certos espaços, diminuem o espaço visual. E sendo este um espaço já pequeno…
Os móveis. Os móveis devem ser o mais prático possíveis. Devem dispor de uma excelente capacidade de armazenamento para que possamos guardar praticamente tudo o que conseguirmos guardar que seja indispensável. Uma boa arrumação é meio caminho andado. Talheres, loiça, tachos, panelas e outros acessórios de cozinhas devem estar sempre guardados se não serão utilizados no momento.
Os eletrodomésticos. Juntamente com os móveis, é possível poupar tanto espaço se os eletrodomésticos puderem ser incorporados dentro dos móveis. Assim todo o espaço que estes poderiam ocupar ficam livres por ficarem dentro dos móveis.
Sabendo tudo isto, qualquer decoração irá ter espaço numa cozinha pequena. Apenas deves ter em atenção que no caso de uso de adornos, que estes não devem encher demasiado a cozinha, até porque estes têm um propósito meramente decorativo. Observa estas fotografias de cozinhas pequenas para que te possas inspirar.