O chão da cozinha é algo que muitos de nós não pensamos, pois quando nos mudamos o chão já está lá e o que fazemos é adaptar o chão à decoração que pretendemos dar à cozinha.
A opção depende do investimento que pretendemos fazer. Obviamente que mudar por completo um chão custa algum dinheiro, e sai mais barato adorná-lo com complementos mais simples, e também depende dos próprios materiais que optamos para o chão.
Vamos então falar um pouco sobre o que podemos fazer em relação ao chão da cozinha, para que se adapte às nossas necessidades e ao estilo da cozinha.
E pegamos no mais simples para começar. Se acharmos que o chão da cozinha já é suficiente para que precisa de apenas um toque leve na direção certa, podes optar por tapetes. Tens tapetes de todo o tipo de estilo, formatos e cores, e tudo depende do estilo da tua cozinha.
Há tapetes próprios para cozinhas, mas nem todo o tipo de decorações aceitam tapetes. E lembra-te que também os tapetes emanam calor, e sendo esta uma área já quente pelos vários elementos que a constituem, devemos ter tudo isso em mente andar de optarmos por colocar um tapete.
E em relação aos tipos de chãos, antes de tudo antes de pensarmos na parte decorativa deves pensar noutros fatores, como a resistência deste. Se for uma área que seja utilizada constantemente, porque passa-se o dia inteiro a cozinhar ou porque passa-se lá grande tempo a tomar a refeição e a conversa, o chão deve ser resistente.
Nestes casos chãos de materiais como madeira não são os mais apropriados, pois são menos resistentes que outros tipos de materiais. Por outro lado se a tua cozinha for demasiado fria, o chão de madeira ajudará a manter um ambiente mais quente.
Outro bom tipo de cozinhas onde os chãos de madeira se encaixam bem são as cozinhas pequenas. Estes chãos necessitam de muitos cuidados para estarem sempre com boa qualidade, e sendo uma cozinha pequena a manutenção do chão não será uma tarefa assim tão difícil.
Agora, se for uma cozinha que sofre de excesso de humidade, evita ao máximo a madeira, já que vai estragar este chão mais rapidamente do que imaginas. Tem isto em conta inclusive se estiveres a mudar de casa e o chão da cozinha for de madeira.
Os chãos de mármore e de granito são também opções bastante populares. Não dão muito trabalho, basta aplicar um produto próprio e consegue-se manter um chão limpo e brilhante. Além disso são bastante resistentes, principalmente comparados com a madeira.
Em consequência comparados com a madeira, na maioria dos casos não oferecem tanta estética como a madeira, e além disso são chãos frios, pelo que é comum serem completados com tapetes.
Apesar de pecar no lado decorativo, são os chãos ideais para quem procura uma cozinha de estilo minimalista e / ou moderno, e uma opção mais barata.
E por fim podemos optar pela cerâmica. Com ou sem mosaicos, os chãos de cerâmica também são um dos tipos de chãos mais populares, e que melhor se adaptam a quase todos os estilos decorativos. Oferecem quase a mesma resistência dos interiores e a manutenção destes também é relativamente simples.
O melhor neste tipo de chãos é o seu fator decorativo, pois este tipo de chãos permite uma personalização e uma capacidade decorativa que nenhum dos outros permite. É possível comparar dois chãos de cerâmica e serem completamente distintos.